An duo lorem altera gloriatur. No imperdiet adver sarium pro. No sit sumo lorem. Mei ea eius elitr consequ untur. In mel aeterno.
1-677-124-44227

184 Main Collins Street | West Victoria 8007

Follow us on Social media

Lorem ipsum proin gravida nibh vel velit auctor alique tenean sollicitudin.

027998983078

Follow us
Top

Proteção Contra Choque Elétrico

Sua Instalação é Segura? Ligue Agora (27) 9 9898-3078

Onde estaríamos sem eletricidade? A resposta é: em nenhum lugar. É impossível imaginar um mundo sem ela. Ela é a grande facilitadora. Desde o momento no qual nossos despertadores elétricos soam pela manhã para nos acordar, até a hora de apagar as luzes para dormir, a eletricidade alimentou o nosso dia todo.

Não aceite a eletricidade como algo seguro.

Eletricista PredialSim, a eletricidade está por toda a parte – como o ar. E, como o ar, ela é invisível. Muitas vezes você não pode realmente ver se está protegido ou não. O perigo pode estar à espreita em uma tomada antiga, em uma ferramenta elétrica mal isolada, em um conjunto de cabos danifi cados ou em um aparelho de cozinha que você utiliza sem secar suas mãos. A eletricidade está em toda parte – em casa e no local de trabalho, dentro e fora. Assim como o risco. Os perigos elétricos não poupam ninguém. Porém, são as crianças que estão mais expostas. Elas gostam de enfiar o dedo em tomadas e puxar cabos. Os entusiastas do “faça você mesmo” e pessoas que trabalham com ferramentas motorizadas também têm uma alta exposição ao risco. Basta uma fração de segundo … e as consequências podem ser letais. Não considere a eletricidade como algo seguro.

Quanto mais velhos a instalação e os equipamentos, maiores os riscos.

Calor, umidade, corrosão, desgaste e rupturas: tudo tem seu preço. Componentes envelhecem, o isolamento racha. Na verdade, sua instalação pode não atender às normas de segurança atuais.

Você pensa que o quadro de distribuição elétrica protege a sua família?

Em quadros de distribuição elétrica instalados antes de 20XX, os únicos dispositivos de segurança eram os disjuntores (ou fusíveis, se a unidade for ainda mais antiga). Eles previnem incêndios causados por curtos-circuitos ou sobrecargas nos cabos. Mas não protegem as pessoas contra choques elétricos.

Curtos-circuitos : Acontecem quando dois fi os energizados entram em contato. Um disjuntor dispara imediatamente para prevenir a ocorrência de incêndio.

Sobrecargas: Ocorrem quando uma corrente excessiva passa por um fi o – ou porque um dispositivo com potência excessiva está conectado, ou muitos dispositivos estão ligados em um único bloco de distribuição. Quando um cabo superaquece, logo danifica tudo ao seu redor.

No Reino Unido uma pessoa morre a cada semana em um acidente elétrico em casa. Conselho de Segurança Elétrica  40% da fatalidades em acidentes elétricos em casas na França envolvem crianças com menos de 9 anos. GRESEL (órgão voluntário francês para pesquisa da segurança elétrica nas residências) Nos EUA, os choques elétricos fatais são a quarta causa mais comum das mortes na indústria Universidade do Estado de Oklahom

593 óbitos no Brasil em 2013. Desses, 10% ocorreram com crianças e 17% com adolescentes.

Evite riscos – e fique seguro.

Tomadas

Plugues e tomadas danificados As tomadas de parede racham, quebram e se soltam. Quando isto acontece, partes energizadas ficam expostas. E elas nunca deixam de despertar a curiosidade das crianças. Apenas encostar em um pino ou fio energizado é o suficiente para que um choque elétrico percorra o corpo todo. Às vezes com consequências terríveis. As tomadas são responsáveis pela maioria dos choques elétricos e eletrocussões. É por isso que, atualmente, medidas de segurança especiais são uma exigência legal em todas as edificações novas. Embora seja nas edificações antigas onde elas são ainda mais necessárias. Danos em cabos elétricos Cabos elétricos conectados às tomadas serpenteiam por toda a casa. Eles estão sujeitos a todos os tipos de danos. Na cozinha, podem ficar expostos ao calor intenso, torção, cortes, etc. Na sala de estar e nos quartos, podem ser achatados, embaraçados, danificados por queda de objetos ou roídos por animais de estimação. Quando um cabo elétrico é danificado, o perigo espreita.

A solução A solução Não economize na qualidade. Compre produtos de uma marca de renome. É a melhor garantia de segurança.  Escolha tomadas fechadas. Assegure que as tomadas sejam aparafusadas firmemente em caixas embutidas, seladas na parede. Troque a tomada se ela estiver velha ou solta.Livre-se imediatamente de qualquer cabo elétrico defeituoso ou danificado.Certifique-se de que todas as tomadas estejam protegidas por dispositivos diferenciais residuais (DRs) (ver página 7 para mais detalhes).

Banheiros

Eletricidade e água não se misturam. Ou melhor: isto acontece. E é aí que mora o perigo. A água conduz a eletricidade de forma efi ciente. A pele molhada reduz a resistência do corpo e sofre lesões graves no caso de um choque. As luminárias devem ser embutidas e nenhum equipamento elétrico ou tomadas devem estar ao alcance a partir do chuveiro ou da banheira.

Nunca use um secador de cabelos ou barbeador elétrico ao tomar banho de banheira ou de chuveiro.

Se um aparelho cair na água, nunca tente pegá-lo. Desconecte-o primeiro.

A solução.

Seus aparelhos elétricos devem atender à norma ABNT NBR 5410. Todas as partes de metal devem estar conectadas ao sistema de aterramento da rede elétrica. Respeitar as distâncias torna impossível entrar em contato com qualquer parte elétrica, quando você estiver na banheira ou ao chuveiro. Volume 0: > Nenhuma parte elétrica. Volume 1: ao alcance de uma pessoa na banheira ou ao chuveiro, com os braços levantados > Somente montagens de 12 V isoladas (alimentação SELV*) Volume 2: alcance máximo estando na banheira ou ao chuveiro > Tomadas com isolamento de transformador (tipo navalha) > Iluminação e aquecedores com isolamento Classe II. Volume 3: Todos os dispositivos protegidos por DRs com sensibilidade de 30 mA. > Ou alimentação SELV* (máximo 50 volts)

Iluminação: pequenos reparos, grandes riscos.

Trocar lâmpadas, fixar fios soltos e fazer outros pequenos reparos em lâmpadas são realmente responsáveis por uma elevada parcela de acidentes elétricos residenciais.

Sempre desligue o circuito de iluminação no quadro de distribuição antes de fazer qualquer reparo. Desligar o interruptor na parede não é suficiente, e se alguém aparecer e ligá-lo novamente?Se as luzes na parede ou montadas no teto tiverem partes metálicas, certifique-se de que o seu pino de aterramento esteja aterrado. No entanto, os circuitos de iluminação protegidos por DR serão sua maior garantia de segurança.

Máquinas e eletrodomésticos.

Geladeiras, máquinas de lavar, aparelhos de ar condicionado e até mesmo a iluminação podem ser perigosos. Se um fi o interno estiver solto ou perder apenas um pedaço de sua camada de isolamento, ele energiza a carcaça de metal. O menor toque pode resultar em um choque desagradável ou algo pior.

Qualquer eletrodoméstico com carcaça metálica deve ser aterrado por: @ fios verde-amarelo/verde, todos ligados juntos @ pinos de terra em tomadas padrão brasileiro 2P+T. O aterramento garante que um dispositivo de proteção dispare assim que uma parte elétrica energizada toque uma carcaça de metal.Certifique-se de que: @ todas as suas tomadas estejam equipadas com um plugue de aterramento @ todos os equipamentos estacionários conectados diretamente (utensílios de cozinha, aquecedores, unidades de ar condicionado…) estejam firmemente conectados ao fio verde-amarelo/verde de sua rede elétrica.Uma palavra de advertência: Uma tomada não é segura apenas porque possui um pino de terra. Peça ao seu eletricista para verificar se todas as tomadas e todas as peças metálicas do seu banheiro estão devidamente aterradas.

DR para proteção contra choque elétrico à prova de falhas.

Uma vez que você nem sempre pode ver isolamentos danificados ou fi os soltos, as novas normas exigem que as residências possuam DR. Dispositivos diferenciais residuais (DR) são altamente sensíveis e disparam imediatamente quando uma situação de choque elétrico é detectada. Se alguém recebe um choque elétrico, o DR interrompe o fluxo de eletricidade. É particularmente eficaz em edificações antigas, com instalações envelhecidas, onde as normas mais recentes não se aplicam.

A regulamentação de instalações elétricas em baixa tensão (ABNT NBR 5410) torna obrigatória a instalação de DR de alta sensibilidade de 30 mA em todos os circuitos que alimentam as tomadas de uma instalação. N

A sua instalação elétrica possui um dispositivo diferencial residual?

O seu quadro de distribuição possui dispositivos com um botão pulsador preto com a indicação T?  Não? Você não está protegido contra choque elétrico. Contate um eletricista para fazer uma atualização. Sim? Pressione o botão. O DR vai disparar imediatamente. Quando o DR houver disparado, verifique as partes protegidas de sua casa:  Pegue uma lâmpada e conecte-a a cada tomada de sua residência. Se nenhuma funcionar, você estará protegido pelo DR. Se qualquer tomada funcionar você não estará totalmente protegido contra choques elétricos. Tenha o cuidado de verificar todas as tomadas, luzes e aparelhos do seu banheiro. Nada deve funcionar.  Se qualquer circuito testado ainda funcionar, você não estará totalmente protegido contra choques elétricos. Peça ao seu eletricista para atualizar sua instalação de acordo com a normas de segurança vigentes.

Confie no seu eletricista para tornar a sua casa segura.

Segurança é um negócio muito sério – e também pode ser muito técnica. Somente eletricistas qualificados podem tornar a sua residência segura e proteger a sua família do risco de choque elétrico. Assim, quer você more em uma edificação moderna ou – especialmente – se é uma edificação antiga, chame um eletricista qualificado.